[Introdução] Por Onde Começar?

Eu quero saber.

Quero saber por que estamos aqui; e se há um propósito na angústia inerente ao ser.
Saber se somos os únicos em todo o universo que questionam a própria existência; e se um dia nossa espécie poderá contemplar o crepúsculo de uma estrela que não seja o Sol.

Existe uma maneira confiável de se obter conhecimento? O outro está realmente ali ou é apenas uma personagem da minha representação de mundo? Deus existe? Se Deus não existe, tudo é permitido? Há vida inteligente na Terra? O que cargas d’água é a consciência?

Todas as culturas já fizeram as Perguntas Fundamentais. Estamos todos navegando na mesma embarcação chamada Terra, no grande oceano cósmico, em busca da mesmíssima coisa: a verdade subjacente da realidade. Portanto, não há motivo para matarmos uns aos outros tentando descobrir qual deus tem a maior piroca.

Este espaço abstrato é a minha tentativa particular de trilhar esse caminho. Sem uma bússola confiável, no entanto, a maioria ruma a esmo em direção a um abismo. Como muitos antes de mim, posso cometer erros. Por isso, convido você a propor soluções aos problemas aqui apresentados; críticas construtivas serão sempre bem-vindas.

Cada novo texto será uma tentativa de responder alguma dessas questões; porém, antes, precisamos de bases sólidas sobre as quais construir nosso conhecimento. Então, por onde começar?

-separator-

Essa é a introdução à série de textos EBV

Anúncios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s